quinta-feira, 11 de março de 2010

O convento de Ganfei


O Convento de Ganfei é um mosteiro beneditino, situado no concelho de Valença, que remonta provavelmente ao século VII e é constituído por uma Igreja românica de três naves.

A fundação do mosteiro foi feita no período visigótico, provavelmente no século XII, o Convento de São Salvador de Ganfei albergou durante várias centúrias uma importante comunidade beneditina, sendo a partir do século XVI padroado dos Marqueses de Vila Real. Segundo uma inscrição no claustro o mosteiro foi destruído no ano 1000 pelo chefe árabe Almançor, sendo reconstruído em 1018 sob o patrocínio de Ganfried ou Ganfei, um cavaleiro francês que se tornou um santo, derivando do seu nome o nome da povoação e do mosteiro.


Nos séculos XVII e XVIII o complexo conventual foi objecto de inúmeras campanhas de obras, que alteraram de forma definitiva a estrutura original.
A construção do claustro iniciou-se em 1632 (ROSAS, 1991, p. 324), na mesma época em que se encetaram obras de reparação na fachada do templo conventual.
O templo é constituído por três naves e quatro tramos, sem transepto saliente e cobertura de madeira, assente sobre pilares rectangulares que se ligam ás naves laterais por arcos de descarga. A destruição da fachada não preservou nada da escultura do portal. A cabeceira , inicialmente tripartida, era constituída por uma ábside semicircular, hoje setecentista e rectangular, e dois absidíolos de planta idêntica.


O espaço claustral é constituído por dois pisos separados por friso, o primeiro formado por arcada jónica, o segundo com janelas de sacada com guarda de ferro.
No espaço da cerca, que originalmente funcionava como espaço agrícola, foram edificadas diversas fontes e escadarias, que definem a divisão dos espaços, bem como as dependências de lavoura, de piso único.

Para quem desejar visitar o Convento de Ganfei, veja no mapa aqui


IPPAR - Instituto Português do Património Arquitetónico

Wikipédia

1 comentário:

Unknown disse...

noite memoravel para o grupo desportivo de ganfei, (os criticos só criticam de resto valem zero porque nada fazem) e para os ganfeienses que estiveram acompanhados pelo folclore da sua terra, bem aja quem tem ideias para eventos desta natureza pois são sempre recordados e engrandessem o nome de GANFEI pelo mundo fora, é pena que outros presidentes não sigam o exemplo. deixo aqui o apelo