quinta-feira, 9 de maio de 2013

Grupo Folclórico de Ganfei


O Grupo Folclórico de Ganfei, foi fundado há 59 anos, a 1 de Janeiro de 1951. Atualmente é constituído por 45 elementos, essencialmente jovens.
Desde a sua fundação filiou-se na INATEL e foi inscrito em maio de 1997, no Registo Nacional de Associações Juvenis – R.N.A.J, tendo-lhe sido atribuído, no ano seguinte, o diploma de “Utilidade Pública”. É sócio fundador da “Federação do Folclore português”.
É um agrupamento folclórico do concelho com atividade baseada em estudo e recolha feita pelo seu fundador, desde 1945 até 1951.
Quanto aos trajes são originais de Ganfei e denominados de encosta da serra e, enquanto os das mulheres são autênticos, da época de 1870 ou até tempos mais recuados, os dos homens são cópia do único fato cedido por empréstimo, remontando aquele mesmo ano e constituído por: calças (larga na parte inferior da perna, chamada à boca de sino), jaqueta ou colete (tudo em tecido preto, com vistas redondas ou em bico), camisa de linho (com bordado a algodão branco, trabalhado à mão segundo o gosto do seu possuidor ou do seu par, esta com colarinho baixo), sapato ou bota preta, meia branca, à cinta uma faixa preta e, chapéu de aba larga de copa ou à três pancadas. 




O seu reportório é constituído por 20 danças e 20 coros, sendo a dança predominante os “fandangos”.
Conta com inúmeras atuações em Portugal, Espanha e França e gravou discos comerciais na Emissora Nacional, e Rádio Clube Português. No ano de 2007, gravou ainda um cd e um dvd no palácio da Brejoeira, em Monção. Realiza vários festivais de folclore e exposições e durante o ano tem aberto ao público o Museu Etnográfico, com mostra permanente.
A 18 de Fevereiro de 1995, dia de S. Teotónio, padroeiro da freguesia de Ganfei, a Câmara Municipal de Valença, concedeu a esta associação a Medalha de Mérito Municipal em prata.


Sede: Baroso 4930-342 Ganfei
Telm. 927 958 658

Sem comentários: