terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ganfei: Localização

Ganfei é uma das dezasseis freguesias, que compõe o Concelho de Valença, Distrito de Viana do Castelo. Possui 9,35 Km2 de área e 1312 habitantes, o que perfaz uma densidade populacional de 140,3 hab/Km2.
Situada na margem esquerda do Rio Minho, Ganfei é limitada a Leste pela freguesia de Verdoejo, a Oeste pela Vila de Valença e a Norte com Espanha.
Outros dados de interesse:
Padroeiro - Divino Salvador
Sectores Laborais - Agricultura e vinicultura
Tradições Festivas - S. Teotónio, Santo Amaro, Santa Rita (Junho), Senhora da Esperança e Senhora do Carmo (Julho) e Senhora do Faro (Agosto)
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos - Convento de Ganfei, Igreja do Divino Salvador, Capelas de Nossa Srª do Carmo, Nossa Srª da Assunção do Faro, de S. Vicente e S. Teotónio, Cruzeiros do Senhor do Verdeal, do Senhor do Socorro, do Senhor dos Passos, do Senhor da Piedade, do Senhor do Bomfim, do Senhor do Encontro, do Senhor da Boa Morte, do Senhor do Castanhal, ponte romana, miradouro do Monte do Faro, Largo de Santa Rita de Cássia e Veiga de Ganfei.
Gastronomia - Bacalhau à S. Teotónio e vinho Alvarinho da Quinta do Convento
Artesanato - Alfaias Agrícolas
Colectividades - Grupo Desportivo Ganfeiense, Grupo Folclórico de Ganfei e Associação Recreativa e Cultural das Azenhas.

Ganfei é assim uma freguesia típica da região onde se encontra inserida, o Alto-Minho, com enraizados costumes e muito religiosa, não fosse esta minha aldeia, o local de nascimento do primeiro Santo Português - S. Teotónio.

3 comentários:

Anónimo disse...

caro conterraneo
é sempre bom ver gente que se preocupa com a sua terra onde vive e este blogue é um sinal de qualquer mudança nesta terra que é GANFEI-VALENÇA DO MINHO-PORTUGAL, é pena que não haja uma webpaje da Junta de Freguesia seria uma mais valia, pois temos os emigrantes que ao verem o nome da sua terra por esse mundo fora ficam satisfeitos sentem-se quase em casa (terra natal) tem um sabor difirente. vejam as postagens da webpaje do grupo folclórico de Ganfei http://grupofolcloricoganfei.planetaclix.pt
continuem assim com o vosso trabalho magnifico juntos engradecemos a nossa TERRA por esse mundo fora perservando as tradições regionais usos e costumes
os meus cumprimentos
MCP

Armando, O Anjo disse...

Todos os meios que sirvam divulgar a terra e a região devem ser utilizados. Este é um exemplo. Continuação.

Cristiano Pereira disse...

é sempre de louvar actividades deste tipo, que servem para divulgar a nossa terra e o que nela acontece. é util nao so para quem é de fora, mas tb para os que vivem em ganfei

parabens e continue assim

como ganfeiense obgd