terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ganfei: Localização

Ganfei é uma das dezasseis freguesias, que compõe o Concelho de Valença, Distrito de Viana do Castelo. Possui 9,35 Km2 de área e 1312 habitantes, o que perfaz uma densidade populacional de 140,3 hab/Km2.
Situada na margem esquerda do Rio Minho, Ganfei é limitada a Leste pela freguesia de Verdoejo, a Oeste pela Vila de Valença e a Norte com Espanha.
Outros dados de interesse:
Padroeiro - Divino Salvador
Sectores Laborais - Agricultura e vinicultura
Tradições Festivas - S. Teotónio, Santo Amaro, Santa Rita (Junho), Senhora da Esperança e Senhora do Carmo (Julho) e Senhora do Faro (Agosto)
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos - Convento de Ganfei, Igreja do Divino Salvador, Capelas de Nossa Srª do Carmo, Nossa Srª da Assunção do Faro, de S. Vicente e S. Teotónio, Cruzeiros do Senhor do Verdeal, do Senhor do Socorro, do Senhor dos Passos, do Senhor da Piedade, do Senhor do Bomfim, do Senhor do Encontro, do Senhor da Boa Morte, do Senhor do Castanhal, ponte romana, miradouro do Monte do Faro, Largo de Santa Rita de Cássia e Veiga de Ganfei.
Gastronomia - Bacalhau à S. Teotónio e vinho Alvarinho da Quinta do Convento
Artesanato - Alfaias Agrícolas
Colectividades - Grupo Desportivo Ganfeiense, Grupo Folclórico de Ganfei e Associação Recreativa e Cultural das Azenhas.

Ganfei é assim uma freguesia típica da região onde se encontra inserida, o Alto-Minho, com enraizados costumes e muito religiosa, não fosse esta minha aldeia, o local de nascimento do primeiro Santo Português - S. Teotónio.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O iniciar de um ciclo

Olá a todos!

Decidi criar este blog, para dar a conhecer um pouco mais da freguesia de Ganfei e para criar laços com aqueles Ganfeienses espalhados pelo mundo.
Assim este espaço, será um local para lazer, conhecimento e informação. Prometo voltar em breve, após esta minha pequena introdução.

Fiquem bem!